Localizada na zona industrial de Vagos, numa área de implantação de 4.000 metros quadrados, a Mplastic dedica-se à produção e comercialização de embalagens e componentes de plástico feitos a partir de diferentes materiais e especialmente direcionadas para os ramos da detergência e alimentar.
Fundada em 2003 como principal fornecedora de embalagens das empresas do grupo MSTN, foi alvo, em 2021, de um investimento de 3M com vista ao alargamento e modernização das instalações e ao aumento a sua capacidade produtiva e respetivas volumetrias. “A nossa capacidade de produção atual ronda as 10 mil unidades por hora/30 milhões ano, o que representa um aumento de cerca de 50% em relação a 2017,em volumetrias que vão desde os 100 mililitros até aos 30 litros”, refere Ricardo Neto, diretor geral da Mplastic.
Fundada em 2003 como principal fornecedora de embalagens das empresas do grupo MSTN, foi alvo, em 2021, de um investimento de 3M com vista ao alargamento e modernização das instalações e ao aumento a sua capacidade produtiva e respetivas volumetrias. “A nossa capacidade de produção atual ronda as 10 mil unidades por hora/30 milhões ano, o que representa um aumento de cerca de 50% em relação a 2017,em volumetrias que vão desde os 100 mililitros até aos 30 litros”, refere Ricardo Neto, diretor geral da Mplastic.
Com uma equipa de duas dezenas de pessoas, a Mplastic faturou em 2021 cerca de três milhões de euros, que representa um crescimento de cerca de 17% em relação a 2020. De realçar que 16% deste valor é proveniente de exportações para Espanha e Moçambique, os dois principais mercados externos da empresa.
Para 2022, prevê alcançar um crescimento superior a 10%, fruto de alguns projetos iniciados em 2021 e que este ano estão em velocidade cruzeiro.
Ricardo Neto destaca ainda o investimento a realizar, a curto prazo, num laboratório para testar embalagens e na eficiência energética e produtiva da fábrica.
O responsável destaca a importante aposta do Grupo no setor da embalagem, “um mercado que em Portugal estava antiquado e ultrapassado. Da análise ao comportamento de consumo verifica-se que a embalagem é um dos fatores de maior influência no processo de compra. Os consumidores fazem a distinção entre produtos semelhantes, e diferenciam pelas vantagens percebidas pela embalagem. O investimento na Mplastic foi feito a pensar no que poderíamos aportar como inovação a um setor algo estagnado”, afirma.
A Mplastic caracteriza-se pela flexibilidade na utilização de diferentes materiais consoante as necessidades dos seus clientes. “Temos empresas que nos procuram porque pretendem desenvolver um produto diferente, com design inovador, com recurso a matéria-prima diferenciadora e nós temos know-how e tecnologia para o fazer. Somos cada vez mais reconhecidos no mercado por esta rápida capacidade de adaptação e de inovação nas soluções colocadas à disposição dos nossos clientes”, realça.
Testemunhos das entidades presentes
Óscar Neto, Presidente do Conselho de Administração do Grupo MSTN, realçou o percurso e a filosofia de atuação da Mplastic onde o design, a criatividade, a inovação, a sustentabilidade e a estética dos nossos produtos são claramente diferenciadores. A Mplastic afirma-se cada vez mais como The next level of packaging”, referiu.
O Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Rodrigues, destacou o impacto e a importância de mais um “grande investimento efetuado no nosso concelho e que mais uma vez projeta e posiciona Vagos como um território de inovação”.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, destacou o orgulho em ter empresas como a Mplastic a integrar o tecido empresarial nacional, muito focadas na sustentabilidade, na investigação e desenvolvimento e com um forte pendor exportador que obriga a uma flexibilidade e a uma constante inovação e capacidade de adaptação a mercados muito exigentes.
No universo de produtos que a Mplastic produz, estão algumas embalagens diferenciadoras, como é o caso da embalagem 850ml da EcoXperience, que incorpora 50% de plástico reciclado e que foi galardoada com o mais importante e mais antigo prémio de Design do Mundo – “Good Design” –, que distingue os melhores produtos de design concebidos para o consumidor.
O Good Design Awards é um dos eventos mais prestigiados e reconhecidos internacionalmente, e é organizado anualmente pelo Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design, fundado em 1950 por designers e arquitetos de renome a nível mundial.
Aliás, nos últimos anos e fruto da procura por parte dos clientes de soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente, a Mplastic tem vindo a explorar vários caminhos em diferentes estágios do processo produtivo com uma aposta clara no eco design e no design thinking, com o objetivo de maximizar o trinómio de usabilidade, eficiência produtiva e sustentabilidade, redução da quantidade de plástico incorporado, aumento da reciclabilidade das embalagens, não apenas da garrafa, mas do conjunto – tampa e rótulo-, através da diminuição da diversidade de mistura de materiais.
Na questão das matérias-primas, a direção passa atualmente pela incorporação de reciclados pós-consumo e de utilização de alternativas biodegradáveis. Neste campo é fundamental estudar e adaptar os processos produtivos a esta nova tendência e é neste sentido que têm vindo a desenvolver novas soluções em conjunto com as universidades, como é o caso da primeira garrafa produzida em Portugal feita à base de algas e 100% biodegradável, desenvolvida para a Fundação Mirpuri.
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